Blog do Instituto Casa de Autores, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é fomentar a leitura e qualidade dos escritores no Brasil.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Você sabe usar seu cartão de crédito?


Para responder a essa questão, faça o seguinte: ligue para a administradora do seu cartão e peça para trocar a data do vencimento das próximas faturas para dois dias antes da chegada do seu pagamento. Isto é possível? Se a resposta for sim, você usa bem o seu cartão de crédito. Parabéns. Se você respondeu não, sinto muito dizer, você está encrencado.

Se esse é o seu caso, você está usando o cartão de crédito para ter crédito; não quero dizer que você esteja errado, afinal o cartão é de crédito e qualquer criança sabe disso, perceba o diálogo:

- Papai, compra isto prá mim?

- Hoje não dá, papai está sem dinheiro.

- Então dá o cartão...

E tem mais, por trás desta pequenina ferramenta você ainda pode estar escondendo, de você mesmo, gastos e atos que não quer ver ou assumir. A começar por colocar o cartão de crédito como item de seu orçamento mensal – “gastei R$ 3 mil de cartão de crédito”. É mesmo? Você comeu, dirigiu e vestiu cartão de crédito? Não, você comprou alimentos, combustível, passagens, roupas, e pagou com cartão de crédito, muitas vezes escondendo a sua real situação financeira e aquelas compras que fez de impulso, por carência, estresse, raiva, inveja, etc. Compras que você jamais faria se tivesse que pagá-las com dinheiro.

Além disso, o cartão de crédito tira de você a contrapartida (sensação) do pagamento. Para entender isso é muito simples, basta prestar atenção: na próxima compra, pague em dinheiro e observe o seu dinheiro indo embora. Na compra seguinte pague com o cartão de crédito e note que você recebe o(s) produto(s), entrega o cartão e, em seguida o recebe de volta. Para o seu cérebro, nada aconteceu. O cartão, ao contrário do dinheiro, voltou para você. E agora o pior: para verificar quanto dinheiro ainda há, você consulta o banco, que lhe dá uma informação falsa, pois a compra paga com o cartão só aparecerá tempos depois, o suficiente, muitas vezes, para que você tenha esquecido do que foi comprado.

Para resolver isso, que tal chamar seu de cartão de crédito de cartão de dinheiro? Afinal, ele é dinheiro vivo e bem vivo. Logo, antes de usar o cartão, faça a si três perguntas: posso pagar com dinheiro? Posso pagar com cheque? Posso pagar com cartão de débito?

Se a resposta for sim a uma dessas condições, então você pode pagar com cartão de crédito, para a sua conveniência, por ganhar algum bônus. Se respondeu não, você não deve usar o cartão, pois estará contratando crédito, gastará mais do que pode e terá que contar com a chegada de seu próximo pagamento para quitar a fatura.

Eu já sei, você vai dizer que planejou, cuidadosamente, a data de vencimento da fatura para 2 dias após a data de seu salário. Isso não é vantagem alguma, pois, ao pagar a fatura, você ficará “duro”, atrasado 28 dias em seu orçamento mensal. Assim, com pouco dinheiro, você não conseguirá usar os demais meios de pagamento, tornar-se-á dependente do cartão de crédito e só comprará onde ele for aceito. Perderá a liberdade financeira, o que é o primeiro passo para o endividamento.

Cartão de crédito é dinheiro e como tal deve ser usado. Ao pagar com cartão de crédito, mesmo que o dinheiro não saia de sua conta corrente, ele deve sair de sua cabeça e de sua planilha pessoal. Assim, você viverá à frente dele e poderá desfrutar do conforto e das facilidades que ele traz. Encerro lançando um desafio: antecipe a data de vencimento de sua fatura para dois dias antes de seu pagamento. Sua tranquilidade e seu futuro agradecem.


Rogério Olegário do Carmo, consultor financeiro pessoal e especialista em administração financeira e mercado de capitais, é coautor do livro "Família, Afeto e Finanças – Como levar cada vez mais dinheiro e amor em seu lar", em parceria com a sua esposa, a psicóloga Angélica Rodrigues Santos.