Blog do Instituto Casa de Autores, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é fomentar a leitura e qualidade dos escritores no Brasil.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cartão de crédito é dinheiro




Você usa bem o seu cartão de crédito? Para responder a essa questão, faça o seguinte: ligue para a administradora do seu cartão e peça para trocar a data do vencimento das próximas faturas para dois dias antes da chegada do seu pagamento. Isso é possível? Se a resposta for sim, você usa bem o seu cartão de crédito. Parabéns. Mas se você respondeu “não”, sinto muito em lhe dizer, você está encrencado. Está usando o cartão de crédito para ter crédito. Não quero dizer que você esteja errado, afinal, o cartão é de crédito e qualquer criança sabe disso. Perceba o diálogo:

- Papai, compra isto pra mim?

- Hoje não dá, papai está sem dinheiro.

- Então dá o cartão...

E tem mais, por trás dessa pequenina ferramenta você ainda pode estar escondendo, de si mesmo, gastos e atos que não quer ver ou assumir. A começar por colocar o cartão de crédito como item de seu orçamento mensal – “gastei R$ 3 mil de cartão de crédito”. É mesmo? Você comeu, dirigiu e vestiu cartão de crédito? Não, você comprou alimentos, combustível, passagens, roupas e pagou com cartão de crédito, muitas vezes escondendo a sua real situação financeira e aquelas compras que fez de impulso, por carência, estresse, raiva, inveja etc. Compras que você jamais faria se tivesse que pagá-las com dinheiro.

Além disso, o cartão de crédito tira de você a contrapartida (sensação) do pagamento, afinal, você paga hoje e não vê e nem sente a redução do seu saldo bancário. O pagamento só acontecerá daqui a 30 ou 40 dias, tempo suficiente para consumir outros itens ou esquecer o que foi comprado anteriormente.

Para sair dessa armadilha na qual você mesmo se coloca, que tal chamar seu de cartão de crédito de cartão de dinheiro? Afinal, ele é dinheiro vivo e bem vivo. Consequentemente, antes de usar o cartão, faça a você três perguntas “mágicas”: posso pagar com dinheiro? Posso pagar com cheque? Posso pagar com cartão de débito?

Se a resposta for sim a uma dessas condições, então você pode pagar com cartão de crédito, para a sua conveniência, por ganhar algum bônus. Se respondeu não, você não deve usar o cartão, pois estará contratando crédito, gastará mais do que pode e terá que contar com a chegada de seu próximo pagamento para quitar a fatura.

Eu já sei, você vai dizer que planejou, cuidadosamente, a data de vencimento da fatura para cinco dias após seu pagamento. Você acha perfeitamente normal e não percebe que começa o mês com o salário reduzido, compensando essa redução com mais gastos com o cartão para os meses seguintes. Dessa maneira, fica dependente do cartão e só compra onde ele é aceito, perdendo assim a liberdade financeira, que é o primeiro passo para o endividamento.

Cartão de crédito é dinheiro e como tal deve ser usado. Viva à frente dele e tenha muito bom senso e cuidado no seu uso, para desfrutar do conforto e das facilidades que ele traz. Encerro lançando um desafio: antecipe a data de vencimento de sua fatura para dois dias antes de seu pagamento. Sua tranquilidade agradece.

Rogério Olegário do Carmo
Consultor financeiro pessoal e coautor do livro "Família, afeto e finanças – Como levar cada vez mais dinheiro e amor em seu lar", com sua esposa, a psicóloga Angélica Rodrigues Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário