Blog do Instituto Casa de Autores, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é fomentar a leitura e qualidade dos escritores no Brasil.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

AGENDA DA CAIXA DE 2010 TRAZ TEXTO DE JOÃO BOSCO, DA CASA DE AUTORES

O texto sobre cantoria da agenda da Caixa de 2010 foi escrito por João Bosco Bezerra Bonfim, um dos autores da Casa. Abaixo, a íntegra do texto, que faz parte de um conjunto de depoimentos sobre a cultura popular brasileira. A ilustração foi retirada da obara de Alexandre Rosalino.

"Uma boa cantoria enche de prazer as noites do sertão e de muitas cidades onde haja admiradores da cultura brasileira. E quem é que não se encanta ao ouvir os repentistas? Dedilhando em suas violas, cantam versos carregados de emoção. Ou contam façanhas sobre si, ao mesmo tempo em que criticam o adversário. E os ouvintes ficam à espera de que o outro cantador se saia com uma tirada ainda melhor, para ver quem vence o desafio. No fim, quem ganha é a plateia.

"Mais que ser bom poeta, o cantador precisa se informar das novidades e também conhecer História, Geografia, Mitologia, Religião e Ciências. É uma verdadeira enciclopédia, que vai espalhando sabedoria ao cantar. Em sextilha, moirão, gemedeira, galope à beira-mar e em outras tantas modalidades de cantoria, improvisa sobre as devoções do povo, o cangaço, a valentia e até antigos romances de cavalaria.

"No início, apresentavam-se em fazendas ou pequenos povoados. Hoje, tendo levado a arte do Nordeste para todo o País, participam de festivais, de programas de rádio e de televisão, além de gravar CDs e vídeos. E mesmo quem nunca assistiu a uma peleja, pode ler as mais famosas, reescritas em folhetos de cordel, o que aumenta ainda mais o gosto pelo repente."


João Bosco Bezerra Bonfim, poeta, pesquisador das artes verbais (cordel, cantoria) e outras manifestações da poesia popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário