Blog do Instituto Casa de Autores, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é fomentar a leitura e qualidade dos escritores no Brasil.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Cartilhas e livros antigos (antigos?)





















































































21 comentários:

  1. Cadê o Ataliba? Tudo bem que não sou tão antiga assim, mas já se vai um tempinho desde que me alfabetizei pela cartilha do Ataliba, famosa lá pelos idos de setenta e tantos. Descobri há pouco tempo que a autora mora aqui em Brasília, querida Ivonilde, mãe de Carla, Giuliana e Marcelo Morrone. Deu saudade do Ataliba e quis mesmo ver a capa do livro que me iniciou na aventura de ler!

    ResponderExcluir
  2. Também tenho muitas saudades da cartilha Ataliba. Iniciei minha alfabetização, na extinta Escola Infantil Pinduquinha, no Guará I DF, mais ou menos em 1972. Jamais, me esqueci do livro que me abriram as portas para a escrita e a leitura. Hoje sou professora alfabetizadora em Ibiraci - MG. Fiquei muito feliz em saber que a autora da cartilha, vive em Brasília. Gostaria muito de baixá-la.

    ResponderExcluir
  3. Sou um privilegiado, pois além de ter sido alfabetizado através do "Ataliba" depois de crescido pude assessorar a Prfa Ivonilde Morrone em um projeto de alfabetização aqui em Brasilia. Um beijo professora!

    ResponderExcluir
  4. Parece mesmo incrível! Como o mundo é tão pequeno e cheio de doces voltas! Estava no google a procura da Cartilha do Ataliba, onde aprendi a ler e pelo qual (Ataliba) guardei muito carinho, tanto que até hoje me lembro do seu nome! Então, encontrei este blog e com o comentário inicial feito pela Alessandra Roscoe, que foi minha colega no La Salle, nos idos de 1987 e 1988! Era a minha amiga de escola. Acho que a única com quem eu mais me identificava. Depois, ela saiu para o Leonardo Da Vinci e de vez em quando a vejo em sua profissão de jornalista e escritora. Surpresa gratificante! Inclusive em constatar nossa admiração pelo saudoso Ataliba!
    Beijo Alessandra e sucesso!
    Andréa Luciana Lisboa Borba

    ResponderExcluir
  5. Nossa que saudades, eu estudei na escola cirandinha do guara e lia o Livro Ataliba e caminho suave

    ResponderExcluir
  6. Caramba!!!

    Pensei que era o único saudoso, fico feliz em saber que existem pessoas, que lembram com carinho e sentem saudades de uma excelente época.

    Também fui alfabetizado utilizando a Cartilha do Ataliba, e salvo engano também existiam outras edições, com a Irmã, o Cachorro (Totó) e o Gato (Mimí), ou minha memória está pregando peças?

    Também sou de Brasília, mas hoje moro em Belém do Pará, onde sou advogado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Não imaginava que tinha tanta gente que lembrava das cartilhas, estudei com o Caminho Suave e Ataliba, também sou do Guará e continuo em Bsb.

    ResponderExcluir
  8. Hoje com meus 46 anos d eidade, me recordo com saudades e emocionado, da Cartilha do Ataliba. Estou a procura deste livro para mostrar aos meus sobrinhos e netos, como era feliz na minha infância. Parabenizo os demais leitores do Ataliba e sua escritora. Humberto Vieira - Brasília - DF

    ResponderExcluir
  9. NOSSA QUANTAS SAUDADES, COM A CARTILHA ATALIBA EU VIAJAVA, ESTUDAVA NA ANTIGA ESCOLA CLASSE NA PRAÇA DO DI EM TAGUATINGA. SAUDADES DA PROFESSORA ELZA CASTRO, DA DIRETORA DONA ZIZINHA E TANTOS OUTROS.
    FELICIDADES

    ResponderExcluir
  10. Tem jeito de conseguir uma cópia da Cartilha do Ataliba para eu matar saudade do meu tempo de infância?

    ResponderExcluir
  11. Que saudades também, fui alfabetizada pela cartilha do Ataliba, ainda me lembro das figuras...queria muito rever a cartilha, mostrar para os meus alunos que nem sabem o que é uma cartilha. Estudei na escola classe 01 do Gama em 1972.

    ResponderExcluir
  12. Até hoje recordo com saudades e emocionada da Cartilha do Ataliba. Quanta magia e alegria em suas páginas coloridas. Tenho procurado a cartilha para comprar em algum sebo, mas ainda não encontrei. Gostaria muito que meu filho e meus sobrinhos a conhecessem. Inclusive, voltei à biblioteca da escola classe onde estudei em 1974 para procurar pelo ATALIBA, porém não existe nenhum exemplar. É uma pena! Então decidi, procurar na net e para surpresa encontrei outros saudosistas daquela época feliz. Ainda lembro-me da querida profª Maria José (uma jovem e doce educadora) linda, e dos trabalhos com aquele cheirinho de álcool, que até hoje está impregnado na minha memória. Quem souber onde encontrar a Cartilha informe por gentileza. Um grande abraço aos fãs do ATALIBA e aos admiradores das obras da profª Ivonilde. Moro em Brasília e sou enfermeira

    ResponderExcluir
  13. Tudo que vcs disseram eu assino embaixo, estudei na escola classe nº 12 de Sobradinho - DF e a primeira coisa que li foi A T A L I B A.
    Se alguém encontrou nem que seja a foto da capa, post por favor!

    ResponderExcluir
  14. Gente não tão antiga..kkk mas eu também me lembro da cartilha quase toda, também estudei na Escola Classe na antiga praça do DI em Taguatinga , hoje trabalho na área da educação e gostaria muito de conseguir uma copia da Cartilha ATALIBA.

    ResponderExcluir
  15. Saudades e arrependimento de não ter guardado minha cartilha do Ataliba. Quem souber de alguma versão digitalizada, compartilhe. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Também estou em busca de um exemplar para presentear uma pessoa muito querida. Se tiver em notícias compartilhem.

    ResponderExcluir
  17. Poxa! também usei a Cartilha do Ataliba - nunca mais vi uma original!!

    ResponderExcluir
  18. Caramba!! Quanto saudosismo, também faço parte deste clube. Estudei na antiga escola classe 25 de Taguatinga, Praça do Bicalho. SEMPRE procuro por essa cartilha na internet. Se alguém conseguir alguma cópia, eu quero muito. Abraços...

    ResponderExcluir
  19. Oi, boa noite minha mae encontrou a cartilha do Ataliba fiquei muito feliz e está muito bem cuidada e é original , estudei no Colegio Anglo Americano , boa noite !!

    ResponderExcluir
  20. Oi, boa noite minha mae encontrou a cartilha do Ataliba fiquei muito feliz e está muito bem cuidada e é original , estudei no Colegio Anglo Americano , boa noite !!

    ResponderExcluir
  21. Olá pessoal. Tudo bom. Acho que aqui é o melhor lugar pra se perguntar. Algum de vocês tem a cartilha No Reino da Alegria de 1974( a que tem um palhaço na capa) por anos e anos procuro alguem que pudesse fazer um Scanner dela, ou se tivesse pra me vender. Ainda tenho um fiasco de esperança de conseguir. Foi minha cartilha de primeiro ano. Infelizmente meus pais nunca pensaram em guardá-la, e foi para o lixo. Meu e-mail é vander.desenhos@gmail.com

    ResponderExcluir