Blog do Instituto Casa de Autores, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é fomentar a leitura e qualidade dos escritores no Brasil.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Decola, nave ecumênica!


O traçado do Plano Piloto, em forma de avião, vem ao encontro do slogan: Decola, Brasília!  Decola, com alocação dos Três Poderes na cabine de comando, superquadras na sustentação aerodinâmica, turbina de cauda soltando fumaça na velha rodoferroviária. No contorno das asas não faltam luzes e radares. 

Lá estão, como estrelas guias piscando na noite escura, as paróquias de Santo Antônio, de São José, do Divino Espírito Santo, de Nossa Senhora das Dores, do Carmo, do Rosário, da Consolação; comunhões espíritas, sociedades bíblicas, capelas Batista, Metodista, Adventista e parentela; pagode asiático na ponta da Asa Sul, mesquita islâmica na ponta da Asa Norte. 

No modernismo de Brasília tal como na época das Descobertas, nau capitânia não navega sem proteção mística, sem um rezador a bordo, sem um busto de sereia ou uma carranca na proa. Só que, agora, qualquer pane na decolagem da capital brasileira já não pode ser atribuída meramente aos jesuítas.

Margarida Patriota

Nenhum comentário:

Postar um comentário