Blog do Instituto Casa de Autores, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é fomentar a leitura e qualidade dos escritores no Brasil.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Forasteira

Foto: Paulo de Araújo 


Eras para mim como cidade e eras mais que isso: encanto, susto, medo, novo. Diferente sem dúvida. Assustador. Assustadora cidade. Grande – não tanto quanto a minha – mas cheia de distâncias pra mim inatingíveis. Ter que te engolir dá mais trabalho do que gostaria. Engasgo, vomito, cuspo, mas tenho que te engolir, cidade, como se fosses mais que cidade, corpo amado – este sim apetitoso a ser engolido sem engulhos.
Aqui no teu corpo, cidade, encontrei o corpo amado, que me anda a ensinar a fazer digestão de ti, ou deglutição, ao menos. Vamos por partes, má. Aqui me apresentaste um sabor de liberdade que dói de chorar. Dona do corpo que sorve e engole e cospe não engole, e engasga até água, por quê? O que fizeste de mim, saudade?
Cidade, teu nome é saudade: do amor que se foi sem ter sido, daqueles tantos amores que me cercavam numa doce e suave redoma eterna da infância adolescência sem perigos, ou com todos eles sob controle. Cidade saudade que me trazes de novo o que nunca houve. O novo. O homem. O que me dá o que nunca me deram antes, inteiro, sem resquício de dor, sujeira ou maldade. O bom. O bom de mim, o bom de amar. Sem ideal. O abraço que me descansa, o braço que transporta e conforta. O cansaço e o descanso, o esforço para sair de mim e chegar no outro. Chegar no outro com tudo. Inteira.

Cidade saudade que me cria novas saudades, e agora, quando chego lá, onde queria estar, pedaço de coração fica pra trás, esperando retorno. Tenho que voltar. Antes tinha que voltar pra lá, agora tenho também que voltar pra cá. E agora, cidade? Amar-te como àquele que me deste de bandeja, numa noite quente, vazia, um corpo quente e vazio de mulher que sequer procurava qualquer coisa. Agradecer-te e deixar-te? Tens culpa? Tenho eu?

Peras, uvas, maçãs, salada mista. Futuro chegado com liames de passado atravessados na cama, espraiado corpo de homem com cheiro de conhecido e íntimo, como se estivesse a vida toda ali, ao meu lado, e não há cinco minutos. Cinco que são cinquenta. Cinquenta que são quinhentos. Amor, será? Como se chama esta fruta que serviste madura, doce, gostosa, pronta para ser sorvida, pronta para ser amada? Como se chama este homem, como se chama este sentimento que me penetrou de manso e invadiu espaços antes ocupados pelo imenso vazio e agora montou barracão e não parece sair?
Como te chamar, cidade? Saudade? Eu, forasteira, já posso te chamar de minha, sendo tão pertencente à outra, à que amo e que deixei sei lá por quê? (Sei bem, não minto. Deixei alguém, um tempo, uma infância a ser página virada. Deixei? Deixei, mesmo?)

Eu sei. Vou voltar, sei que ainda vou voltar. Mas para onde, agora? Qual o meu lugar? Quais braços me envolverão, aqui ou acolá? Qual música embalará meu sono pesado ou leve, atenta à sua apneia, atenta ao desvio do seu septo? Trilha sonora do passado ou do futuro? Qual meu presente, se nem presente de aniversário ganhei, senão o amor dos meus 45 anos, aqueles que encerram o período fértil que a natureza estipulou pra mim... Meu período fértil, vou te explicar, cidade que não me conheces: acaba de começar. Fertilidade muita, brotando, florando, verdejando, deitando raízes aéreas e profundas, das duas. Fim de ciclo, não, início de ciclo. Uma canção para ele, uma canção para mim, uma canção para o mundo, uma canção pra tocar no rádio. Sim, período fértil.
Me aguarda, cidade onde habita minha saudade, onde conjugo novos verbos, mas não deixo de saudar o longe, o perto, dores felizes, dores agudas, dores graves. Me aguarda e verás do que sou capaz. Sou capaz de te dar um baile, te dar um nó e ir embora, levar comigo o homem que me conquistou – ou não, levá-lo no meu coração como um dia já aconteceu, para viver de novo de lembranças, agora apenas com a diferença de que conheci a felicidade. Não nos teus braços frios, cidade, mas nos quentes braços pretos do meu branco, mãos de amor e carinho e segurança e força e alegria e esperteza e calma e serenidade e inteligência e doçura e ternura e preguiça e trabalho e cansaço e descanso e prazer e relaxamento e gozo e pertencimento e beleza e fogo e paixão e habilidade e talento e foco e mira e entrega e abandono e tao.

Clara Arreguy 

Nenhum comentário:

Postar um comentário