Blog do Instituto Casa de Autores, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é fomentar a leitura e qualidade dos escritores no Brasil.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Sucesso financeiro: suas emoções dão o tom


   
O sucesso é resultado de uma série de fatores: conhecimento, criatividade, ação, experiência, flexibilidade, entre outros. Para ter sucesso, não basta apenas trabalhar; é preciso ter uma visão profunda do seu negócio, enxergar e ir além, pois o sucesso necessita de aprimoramento constante.

O sucesso profissional e financeiro se inicia muito cedo na vida. Começa na infância, com a relação que cada um estabelece com seus pais.

Você foi estimulado a vencer, a enfrentar ou a desistir?

Os pais, com sua forma de ser e de educar, ensinam princípios muito importantes para a vida, inclusive para o manejo das finanças.

Cada indivíduo recebe uma herança biológica e também emocional dos pais. Esse legado familiar se refere a tudo: valores e posturas frente a dinheiro, sexo, amor, higiene, relacionamentos e é ensinado como forma de preservar a vida em comunidade. Pais que não sabiam lidar com dinheiro geralmente ensinam seus filhos a ter dificuldades financeiras; pais prósperos dão um modelo de enriquecimento.

Muitas vezes, a pessoa que recebeu pouco estímulo dos pais consegue buscar o que lhe faltou junto a outros, em instituições ou mesmo na própria vida. Mas ainda assim o peso do modelo é muito grande, pois essa bagagem fica registrada dentro do indivíduo.

Há uma lealdade amorosa dentro da família. Assim, o nível de bem-estar e abundância que cada um constrói na vida está relacionado à zona de conforto dos pais. Dessa forma, a pessoa se sente confortável nessa mesma área. Por exemplo, se seus pais são de classe média, continuar na classe média é algo conhecido e seguro. Ir além, ou seja, tornar-se rico, pode, então, dar medo e gerar ansiedade. Assim, sem perceber, você pode sabotar suas possibilidades de enriquecimento para evitar lidar com essas questões familiares porque, no fundo, todos querem ter uma relação harmônica com o clã.

Uma forma de ter riqueza e saúde é honrar os pais e antepassados, sabendo que eles fizeram o melhor que puderam. E aceitar o passado, seja ele qual for. Honrar esse passado é uma maneira de parar de brigar com o que não pode ser mudado e deixar de gastar energia com isso. A energia, assim, pode ser canalizada para outras coisas e para o sucesso da empreitada que a pessoa deseja realizar. Enriquecer e prosperar significa, no fundo, que os pais foram ótimos pais, porque a partir deles o sujeito pode crescer.

Para ter sucesso financeiro é necessário estar com suas emoções integradas e equilibradas. É importante ainda descobrir os bloqueios internos que possam estar impedindo-o de enriquecer.

Pare e pergunte-se: você sente medo ou ansiedade ao pensar em grandes quantias de dinheiro? Como ficaria seu trabalho, sua relação com a família, amigos, se ficasse milionário? Que reação eles teriam: alegria, contentamento, inveja, raiva, surpresa, medo? Como você lidaria com essas emoções alheias: sentiria prazer, triunfo, culpa, medo?

Se você acha que sua família não lidaria bem com o seu enriquecimento, trabalhe essa questão, pois isso pode estar bloqueando-o para dar saltos na vida.

Construa, primeiramente, uma permissão interna para enriquecer, pois quem se sente capaz e merecedor de riqueza chega lá. Às vezes é só uma questão de tempo. Espero que de pouco tempo!


Angélica Rodrigues Santos (psicóloga, professora e autora do livro “Família, afeto e finanças – como colocar cada vez mais dinheiro e amor em seu lar”, em parceria com Rogério Olegário do Carmo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário