Blog do Instituto Casa de Autores, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é fomentar a leitura e qualidade dos escritores no Brasil.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

12 de outubro – Dia Nacional da Leitura


Todo dia é dia de ler, mas temos um dia dedicado à leitura. Nada de mais, quando se considera que a leitura é uma prática que, apesar de ter sofrido grandes mudanças desde os primórdios até a atualidade, transformou-se e transformou a sociedade.

 Mas, saindo do plano histórico-didático e sem levar em consideração o atual estágio em que se encontra a leitura no Brasil, é importante que se entenda que essa atividade deve ter como motivação primordial  o prazer.

É sabido que vários são os objetivos da leitura, mas, entre eles, salta aos olhos que “ler por prazer” é o que transforma o indivíduo em leitor. Nada se compara à aventura de circular entre livros, de poder escolher um deles ou, quem sabe, ser escolhido por eles, achar um cantinho, seja em casa, na escola, na biblioteca ou na livraria, e empreender uma viagem paralela a outros mundos.

E o que dizer da paixão pelos livros, do encantamento pelos personagens que circulam  pelos reinos da fantasia ou da realidade? Quando o amor pelos livros vem desde a infância, ele vem num crescendo e se transforma em paixão incurável. E o livro passa a ser o interlocutor permanente, o amigo inseparável.

Para Adélia Prado, “a vida está pulsando ali, o livro faz parte da casa, da comida, da experiência, da maternidade, do cotidiano”. Com base nessa declaração, pode-se afirmar que não há idade para a leitura. O importante é que ela seja cultivada desde a primeira infância, pois, como processo contínuo, perdurará por toda a vida, não importando se quem lê é criança, jovem, adulto ou idoso.

E, falando de infância, eis aí o semeadouro, o terreno fértil para se plantar as primeiras sementes da leitura. Que os livros estejam em qualquer lugar: nas estantes, sobre qualquer móvel, nos quartos, nas cozinhas, nos banheiros, no quintal. Que as crianças leiam sentadas, deitadas, no chão, na cama. Que as crianças leiam somente o título do livro, ou apenas uma página.  Que as crianças leiam histórias pequenas ou grandes, mas que leiam com prazer. Que as crianças se inebriem de leitura, seja poema com sua musicalidade e rima, sejam as histórias encantadas de príncipes e princesas, reis e rainhas, fadas, bruxas e duendes, animais e gente, castelos e reinos encantados.

Que venham as leituras, muitas, fecundas, vigorosas, vibrantes, apaixonantes, instigantes, sedutoras...  Que  a leitura possa transformar brasileiros em leitores!

Elba GGomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário