Blog do Instituto Casa de Autores, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é fomentar a leitura e qualidade dos escritores no Brasil.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Instantâneos - Momentos de dor



4.
Com os olhos secos ela foi colocando os vestidos, saias, blusas e calças na mala. Escolheu as roupas que usava mais. Depois foi para as gavetas e selecionou o que era absolutamente necessário. Abriu uma caixinha de bijuterias e derramou tudo dentro de um saquinho de pano. Foi ao banheiro e escolheu alguns objetos, potes e vidros, colocou tudo numa bolsa pequena e encaixou dentro da mala. Numa sacola arrumou os sapatos e sandálias. Era tudo o que levaria daquela casa onde tinha vivido por tantos anos com ele. Os discos, os livros, a louça, os cristais, a prataria, os talheres, os móveis, os quadros, a roupa de mesa, de cama e de banho... com suas marcas e lembranças... tudo ficaria e estaria daí por diante submerso na memória. Antes de sair, tirou a aliança do dedo e colocou no cinzeiro sobre a cômoda do quarto. Saiu sem olhar para trás.

5 .
Depois do telefonema dela informando que estava divorciada, ele imediatamente começou a remoer as ideias para a carta. Refletiu, ponderou, sobrepesou as palavras, escreveu, reescreveu, rasgou muitas folhas de papel. Passaram-se muitos dias em que as ideias para o texto foram revistas, reavaliadas, repensadas continuamente. Enfim, exausto, ele considerou a carta terminada. Colocou-a no envelope e selou-o. Escreveu pela última vez na vida o nome dela. Na caixa do correio hesitou um pouco, afinal ela só pedira um tempo para resolver sua vida. E nesse tempo ele se comprometera com outra pessoa. Era uma carta difícil. Suas mãos estavam trêmulas de incerteza quando ele jogou o envelope pela fresta gelada da caixa do correio, naquele dia de inverno rigoroso.

6.

Quase quarenta anos depois eles se encontraram casualmente no saguão de um hotel. Mesmo com a devastação que o tempo tinha feito em suas faces, reconheceram-se imediatamente. Com um sorriso de surpresa, cumprimentaram-se como se tivessem se encontrado no dia anterior. Depois ficaram calados, olhos nos olhos durante minutos eternos. Tudo o que poderia ter sido passou como um filme veloz em suas mentes. Afastaram-se, cada um para seu lado, sem mais nenhuma palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário