Blog do Instituto Casa de Autores, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é fomentar a leitura e qualidade dos escritores no Brasil.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

O prazer de divulgar livros

Foto: Marcos Campos


Um escritor escreve um texto, envia-o para uma editora e, eventualmente, o texto vira livro.

São vários os tipos de livros: infantis, técnicos, religiosos, de literatura, de arte. Os infantis e os infanto-juvenis são vendidos em livrarias de interesse geral ou em livrarias escolares. Existem poucas especializadas nesse segmento literário no Brasil.

Um bom caminho para esses livros serem conhecidos e disseminados entre as crianças e os adolescentes são as bibliotecas e as escolas.

A Editora Projeto é especializada nesse tipo maravilhoso de livro. Escolhe com muito critério os textos que publica e os ilustradores que dão toda a narrativa imagética à obra.

A Arco-Iris Distribuidora de Livros, de Brasília, tem a honra de distribuir o produto editorial da Projeto há anos.

Sou Iris Borges, proprietária da Arco-Iris, e quero contar como divulgamos os livros nesta terra encantadora, onde vivo há cerca de 40 anos.

Temos uma equipe de três divulgadores: o João, a Dina e a Rose, sob a supervisão do primeiro.

Dividimos o Distrito Federal em regiões e cada um dos divulgadores tem a sua carteira de clientes. Visitam as escolas o ano todo e criam vínculos com os professores e coordenadores. Assim, vão conhecendo a maneira como as escolas trabalham a literatura infanto-juvenil. Na fase de escolha dos livros a serem adotados, o catálogo é um instrumento importantíssimo.

A experiência dos divulgadores é fundamental, nessa hora, para ajudar o professor a escolher os livros que deseja adotar ou com os quais pretende compor o seu projeto de leitura. Esse processo é complexo e demorado.

Após a escolha, é imprescindível o acompanhamento dos divulgadores até o final do processo: descobrir as livrarias da redondeza que atendem aquela escola e, então, disponibilizar os livros para elas.

Cabe à Arco-Iris Distribuidora acompanhar todo esse caminho, inclusive internamente, registrando a adoção, orientando o profissional encarregado dos pedidos para ser ágil, até fazer os livros chegarem às mãos dos pais e, por fim, às dos leitores.

Realizamos muitos eventos, como feiras de livros e festas literárias, no intuito de dar visibilidade a livros, autores e ilustradores.

Tenho certeza de que, para fazer esse trabalho, é preciso gostar de livros, de leitura e da movimentação que esse trabalho gera. Quando se gosta, então, cada dia é um novo dia, cheio de desafios, novidades, muitas dificuldades e puro encantamento.

Um divulgador tem de ser "descolado". Se ele está com alguma dificuldade, ao chegar à escola, precisa encontrar um jeito de demonstrar que está tudo bem, sempre atento à aparência e a uma postura educada e profissional. Precisa controlar seu humor e mantê-lo estável, a despeito de qualquer situação adversa.

É fundamental que os divulgadores demonstrem interesse, procurando, de fato, ajudar os professores a encontrar os livros de que precisam. Eles devem estar PRESENTES no que fazem. Somente quem vive essa experiência sabe “da dor e da delícia" de ser um divulgador.

É maravilhoso ver o brilho nos olhos de um divulgador quando ele recebe um livro novo! E quando conhece um autor que ele admira?

Em parceria com a Projeto, já recebemos várias visitas de escritores publicados pela editora: André Neves, Rosinha Campos, Hermes Bernardi Junior e Léo Cunha, que vieram enriquecer a Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri), que acontece há cinco anos e é organizada pela Arco-Iris e pelo Instituto Casa de Autores, do qual sou presidente.

Anna Cláudia Ramos esteve na Festa Literária do DF (FLIDF), organizada pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF), sob minha curadoria.

Em Brasília, já recebemos, mais de uma vez, a visita do Marcelo Carneiro, inclusive em conjunto com a Secretaria de Educação do DF, em agradável evento no Museu da República.

Os vínculos com a Projeto foram se estreitando de tal forma que ultrapassaram os limites do profissional. Há alguns anos, um cunhado querido precisou de um transplante que só poderia ser feito em Porto Alegre. Foi então que conhecemos o lado solidário, generoso e amigo de Annete Baldi.

Obrigada, Annete, por nos acolher e ajudar em sua cidade e, sobretudo, por sua dedicação à causa do livro e da leitura. Você é uma fonte de inspiração para mim e, tenho certeza, para muitos!


Iris Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário